Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

RedeProSolidarios

A REDE é uma ONG que tem larga experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades para apoiar processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena.

Como chegar

Clique aqui para acessar o mapa e saiba como chegar à Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

Agende-se

 Voltar a Brechó EcoSolidário
Tela cheia Sugerir um artigo

O Brechó Ecosolidário

7 de Setembro de 2015, 6:00 , por Guida Moira - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 124 vezes
 
 

O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006, no Parque da Cidade em Salvador-BA, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social Grão. Seu objetivo é a conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e o incentivo para que os participantes repensem e transformem seu consumo, buscando evitar desperdícios, priorizando produtos mais saudáveis e cuja produção seja sustentável, social e ambientalmente correta.

O evento, de caráter anual, tem em sua programação diversas atividades, tais como: Processo de formação de voluntários - Práticas econômicas baseadas na troca - Feira de produtos de cooperativas de economia solidária - Atividades de cuidados com o corpo (massagem, reiki, ioga, qi gong, biodança, etc) - Atividades de educação ambiental - Espaços de diálogo e reflexão coletiva e momentos de convívio integrativo.

Como Funciona?

Qualquer pessoa pode trocar seus produtos usados pela moeda local social Grão, que poderá ser utilizada no dia do evento para adquirir mercadorias. Serão aceitos todos os tipos de produto em bom estado de conservação: roupas, livros, brinquedos, acessórios, utensílios domésticos, entre outros.

Esta é uma prática que existe no mundo inteiro e se baseia no reaproveitamento e no consumo consciente. “Na economia solidária, cada pessoa transfere para outra aquilo que não precisa mais. O que conta é o valor de uso de cada coisa, e não o valor de troca.” Débora Nunes – Coordenadora de extensão comunitária da Unifacs.

Todo o excedente de produtos trocados nas barracas é doado a instituições, entre cooperativas, creches e associações de bairro.

 

esp

Quem Realiza?

A organização do evento é autogestionária e conta anualmente com aproximadamente 300 voluntários.

O projeto é organizado pela Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania e integra professores, estudantes e funcionários de universidades e faculdades locais (UNIFACS, UFBA, UFRB, UNEB, UNIVERSO, FAMA, UNIJORGE), além de integrantes de organizações públicas (SETRE, Instituto Mauá, Parque da Cidade) e organizações da sociedade civil (empreendimentos de economia solidária, Instituto Roerich, Fundação Terra Mirim, entre outras).

Saiba Mais:

 

 Intercâmbio Internacional

O Brechó Eco Solidário é a expressão brasileira da rede Dialogues en humanité, que teve origem em 2002 em Lyon, na França, e vem se descentralizando. Hoje está presente em países tão diferentes quanto Índia, Marrocos, Alemanha e Etiópia, dentre outros. A rede baseia-se no diálogo público sobre os desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade e propicia a experimentação de soluções inovadoras da própria sociedade para fazer face a esses desafios.

O Brechó EcoSolidário antecipa práticas de um futuro que está chegando!

Se você, assim como nós, acredita que este projeto irá contribuir para conscientização contra o desperdício e para um novo modo de consumo, ajude-nos a construir uma sociedade justa, sustentável e feliz. Apoie, compartilhe e curta!!!

 

 
 Linha do Tempo

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.