Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

RedeProSolidarios

A REDE é uma ONG que tem larga experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades para apoiar processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena.

Como chegar

Clique aqui para acessar o mapa e saiba como chegar à Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

Agende-se

 Voltar a Projeto Ilê Ogbon
Tela cheia Sugerir um artigo

Festa de Lançamento do Projeto Ilê Ogbon

26 de Março de 2015, 20:16 , por Guida Moira - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes
 
 
espao  

A festa de lançamento do Projeto Ilê Ogbon foi um sucesso, o terreiro do Bogum, nosso anfitrião e um dos terreiros contemplados pelo projeto, estava repleto, com a presença da comunidade do Engenho Velho e de outros terreiros do bairro.

A comunidade está recebendo com muita expectativa este projeto pioneiro, não apenas por tratar-se de Economia Solidária, mas por ser específico para redes associativas de Matriz Africana, valorizando o povo de santo e combatendo a discriminação que, infelizmente, ainda existe.

O Superintendente de Economia Solidária (Sesol), Milton Barbosa, falou da importância deste projeto e ressaltou que a cultura de Matriz Africana já traz em si uma qualidade associativa e solidária e que o Edital vem para ampliar este talento natural, formando redes que, além de trazer benefícios econômicos, fortalecerão os valores morais e a tradição destas comunidades.

Já o Coordenador Geral do Cesol 3, Antônio Oliveira de Carvalho, explicou que os Centros Públicos são a garantia de que os aspectos técnicos dos projetos contemplados pelo Edital de Matrizes Africanas, terão a qualidade mínima necessária para promover a continuidade dos empreendimentos.

A presidente da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, Simone Antonelli, também falou da importância do projeto e do papel da Ong de auxiliar essas comunidades no sentido de compartilhar a experiência em gestão participativa e de alavancar as iniciativas e demandas sociais.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, esteve presente no evento e também ressaltou a importância do projeto Ilê Ogbon, e observou a grande presença de mulheres envolvidas e trabalhando  no sentido da transformação da comunidade.

Estavam presentes também os facilitadores Cíntia Ribeiro, do salão Yalodê, especialista em cabelos crespos e maquiagem afro,  e Madá Negrif, desig de moda, que irão realizar as oficinas nos terreiros Bogum e Ilê Axé Oxumaré, respectivamente.

Representantes dos terreiros envolvidos, a Yalaxé Maridalva Ferreira Conceição, do Obá Tony; Iraildes Andrade, Ekedi da Casa de Oxumaré e  Zaildes Iracema de Mello, a Mãe Índia, do Bogum, também falaram da importância do projeto, pedindo bençãos e abrindo os caminhos.

Na ocasião também foram empossados os membros do Conselho Consultivo, representantes dos terreiros que irão atuar em sintonia com a Rede, como meio de fortalecer o diálogo com as comunidades envolvidas no projeto. Foram empossados os seguintes conselheiros: Jandira Santana Cruz e Ana Marcia Santana Cruz, pelo Terreiro do Bogum; Ana Cleusa Silva Cruz e Marineide Fereira Conceição, pelo Terreiro Obá Tony; e Luiz Augusto Bispo dos Santos e Josenilda Moreira dos Santos, pelo Ilê Axé Oxumaré.

A rede solidária já se inicia. O Ilê Oxumaré expôs as vestimentas confeccionadas no terreiro, o Obá Tony trouxe deliciosas iguarias que pudemos experimentar após a apresentação do projeto e o Bogum nos recebeu de braços abertos. Assim damos os nossos primeiros passos. Axé!

Clique aqui e veja as fotos do evento.

espao

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.