Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

RedeProSolidarios

A REDE é uma ONG que tem larga experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades para apoiar processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena.

Como chegar

Clique aqui para acessar o mapa e saiba como chegar à Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

Agende-se

Tela cheia

Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania

24 de Março de 2015, 19:43 , por Guida Moira - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4009 vezes
     

A Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania é uma Ong que, há mais de 10 anos, tem se dedicado a projetos de mobilização cidadã, atuando junto a comunidades para apoiar processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena. A essência deste trabalho se baseia no princípio de que participar e se engajar em ações coletivas significam, em si, um processo de aprendizagem da cidadania.

Fundada em 1998, a quando alguns amigos começaram a se encontrar para discutir a possibilidade de agirem juntos, segundo a competência de cada um, com o propósito de ajudar o desenvolvimento dos bairros populares de Salvador (BA/Brasil), a Rede hoje atua abraçando diversos projetos, envolvendo a Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável, com sólidos princípios e sempre primando pelo estímulo à participação popular.

  

 

 

Projetos


     

 

  

O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social Grão. Trata-se de um importante evento anual de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária. A organização do evento é autogestionária e conta anualmente com aproximadamente 300 voluntários.

Clique aqui e veja tudo que rolou nas edições anteriores.

Em um contexto do recente julgamento de ilegalidade do PDDU e Louos aprovados durante o segundo mandato do ex-Prefeito João Henrique, e com o objetivo de evitar uma nova judicialização, o Ministério Público do Estado, com apoio do Fórum a Cidade Também é Nossa, através da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, criou o grupo técnico denominado Participa Salvador.

A tarefa do grupo é eminentemente técnica, de fiscalização do processo e de recomendações aos entes responsáveis , através de observações e materiais técnicos originados de nossas iniciativas.

 

 

aa

A REDE também vem atuando em questões ambientais através do Sítio do Futuro com plantio de orgânicos, restauração ecológica e comércio justo dos orgânicos para parceiros do Sítio.

O projeto Sítio do Futuro, oferecerá também serviços de cálculo de pegada ecológica e compensação de carbono para empresas interessadas em neutralizar o carbono.

Projeto contemplado pelo edital de chamada pública nº 001/2014 - apoio a empreendimentos e a redes de economia solidária de matriz africana - SETRE, e  abraçado pela REDE DE PROFISSIONAIS SOLIDÁRIOS PELA CIDADANIA, reúne três terreiros do Engenho Velho da Federação a fim de fomentar suas atividades e vocações na direção de uma economia solidária que permita a troca de conhecimento e a geração de trabalho e renda para estas comunidades.

Os terreiros envolvidos são:

Ilê Axé Oxumaré: Atividades na área de costura. Produção e comercialização de peças do vestuário masculino e feminino adulto e infantil com a temática afro, além da produção de roupas de ração( vestimentas utilizadas pelos Povos de Santo nos rituais religiosos).

Terreiro do Bogum (Zoogodô Bogum Malê Rundó): Atividades na área de estética. Penteados, trançados e maquiagem como a temática da identidade etno-racial.

Ilê Axé Obá Tony: Atividades na área de gastronomia. Produção e comercialização de alimentos da culinária afro-brasileira.

 


Acompanhe a REDE nos nossos canais: