Aller au contenu
Show basket Hide basket
ou

RedeProSolidarios

A REDE é uma ONG que tem larga experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades para apoiar processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena.

Como chegar

Clique aqui para acessar o mapa e saiba como chegar à Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

Agende-se

Plein écran Suggérer un article
Banner s tio
 RSS feed

Sítio do Futuro

September 28, 2014 19:34 , par Lays Britto - | No one following this article yet.
Licensed under CC (by)

 

A REDE também vem atuando em questões ambientais através do Sítio do Futuro com plantio de orgânicos, restauração ecológica e comércio justo dos orgânicos para parceiros do Sítio. O projeto Sítio do Futuro, oferecerá também serviços de cálculo de pegada ecológica e compensação de carbono para empresas interessadas em neutralizar o carbono.


Cálculo da Pegada de Carbono

August 20, 2015 22:10, par Lays Britto - 0Pas de commentaire

Orientações para o preenchimento da Calculadora de Carbono:

Para calculadora individual:

1. A despeito da calculadora ser para a Pegada de Carbono individual é necessário colocar o número de moradores. Todos os consumos efetuados dentro de casa – energia e gás butano e/ou encanado – são divididos pelo número de moradores.

2. Produção de 1kg de lixo diário: Trata-se de um valor internacionalmente aceito como a média de produção de resíduos de uma pessoa em um dia.

3. Para os campos de MOBILIDADE as respostas tem que ser restritas aos usos pessoais, não importando os usos dos outros moradores.

Clique no link para fazer download da calculadora.

Para calculadora institucional:

  1. Caso a instituição possua mais de dois veículos próprios, a Rede indicar optar pelo tipo de combustível mais poluidor, garantido assim a compensação de toda emissão de CO2.



Kits Produtos Orgânicos

August 20, 2015 22:04, par Lays Britto - 0Pas de commentaire

A REDE produz no Sítio do Futuro kits de produtos orgânicos quatro vezes ao ano, sendo entregues aos parceiros do Sítio residentes em Salvador. Através da compra dos kits os parceiros contribuem com o meio ambiente com uma ação indireta. O dinheiro arrecadado é investido na produção de mudas, destinadas às praticas de reflorestamento. Para se tornar um parceiro (a) e apoiar essa iniciativa entre em contato conosco: (71) 33340695



Agrofloresta

August 20, 2015 21:58, par Lays Britto - 0Pas de commentaire

A agrofloresta é um tipo de sistema de plantio onde várias espécies tanto agrícolas quanto florestais são plantadas juntas. Esse sistema possui mais vantagens do que a agricultura convencional, pois permite uma fácil recuperação do solo e uma produção múltipla. Durante as viagens realizadas em fevereiro de 2014 ocorreu à criação da primeira agrofloresta do Sítio do Futuro, através de um trabalho coletivo feito pelos parceiros do Sítio de Miguel Calmon, sob coordenação de Débora Nunes. Essa atividade foi registrada através de desenho e fotos. 



Pátio das Matrizes

August 20, 2015 21:47, par Lays Britto - 0Pas de commentaire

O Pátio das Matrizes é um dos espaços do Sítio que possui diversas espécies de árvores da região e funciona como um berçário para estudo dessas espécies a serem aplicadas nas ações de reflorestamento. O início dos estudos e catalogação se deu através de tabelas técnicas. Posteriormente iniciou-se a produção de um catálogo sobre o Sítio do Futuro que ainda encontra-se em construção e aperfeiçoamento. As informações organizadas sobre as espécies se basearam principalmente nas tabelas técnicas e na coleção de livros “Árvores Brasileiras” do escritor Harri Lorenzi.

Clique AQUI e baixe o Catálogo do Pátio das Matrizes (2014) 

PRODUÇÃO DE MUDAS NO SÍTIO DO FUTURO

 Fonte: Própria



O Sítio do Futuro

August 20, 2015 21:31, par Lays Britto - 0Pas de commentaire

As práticas ecológicas realizadas no Sítio do Futuro estão entre as atividades e projetos ambientais da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania (REDE). O Sítio do Futuro é uma extensão rural da REDE e fica localizado no município Miguel Calmon (Bahia), ao lado da comunidade Covas, próxima ao Parque Nacional Sete Passagens. As atividades ambientais começaram através do projeto de reflorestamento da Mata Ciliar de Miguel Calmon entre 2010 e 2011, e hoje inclui atividades de permacultura com produção de orgânicos e de mudas de vegetação nativa. Alguns trabalhos foram realizados a fim de expandir os estudos, práticas e projetos existentes para o Sítio do Futuro, através de atividades diversas: a catalogação das espécies nativas, organização espacial do Sítio através da criação de mapas e desenhos de áreas existentes e planejadas.