Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

RedeProSolidarios

A REDE é uma ONG que tem larga experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades para apoiar processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena.

Como chegar

Clique aqui para acessar o mapa e saiba como chegar à Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.

Agende-se

 Voltar a Vozes de Salvador
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminário Planejamento Urbanístico e Gestão Ambiental em Salvador

28 de Setembro de 2014, 18:32 , por Lays Britto - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 30 vezes

Este Seminário foi organizado como mais uma atividade da sociedade civil soteropolitana face ao consenso de que hoje Salvador atravessa uma crise muito grave. Todos concordam que esta crise tem raízes em sérios distúrbios estruturais, mas que se acentua por uma conjuntura particularmente negativa, que tem a ver com agudos problemas de gestão municipal.

No contexto do Seminário foram abordados os vários aspectos desta crise: financeiros, econômicos, políticos e administrativos, porém destacar-se-ão alguns dos seus aspectos maiores: o colapso do planejamento urbano, a ausência de participação democrática na gestão e a permissividade da atual gestão para com a ganância imobiliária, sobreposta ao interesse público da cidade, e que atinge particularmente seu patrimônio ambiental.

Para fazer face a este triste cenário, oferecer pistas de solução e ajudar a formular diretrizes para os futuros candidatos a prefeito da cidade nas eleições de 2012, este Seminário foi organizado de modo particular: preliminarmente à sua realização, estão sendo disponibilizados na internet textos e entrevistas com especialistas relatores em seis temas: Aspectos políticos, administrativos e financeiros; Planejamento urbano; Mobilidade Urbana; Pobreza, Segregação e Violência; Meio Ambiente e desarborização e Habitação. Durante o Seminário serão discutidas as temáticas, a partir de dados claros disponibilizados anteriormente pelos relatores, que serão enriquecidos por palestrantes e debatidos com especialistas. Ao final, os palestrantes, os debatedores e o público irão propor soluções para a construção de uma cidade melhor e os trechos mais significativos destas falas nos debates também serão disponibilizados na internet, ajudando a cidadania soteropolitana a se informar, se sensibilizar e agir em defesa da cidade.

Numa segunda etapa do Seminário, buscar-se-á que os/as prefeituráveis das eleições de 2012 se posicionem sobre os compromissos mínimos indicados e este posicionamento também será filmado e disponibilizado no site da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, ONG que coordena o evento mobilizado pelo movimento “Vozes de Salvador” e pelo Fórum “A cidade também é nossa”.

Confira aqui as fotos do Seminário.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.